terça-feira, 23 de março de 2010

Deu na Imprensa Serrista, vol.1

Deu no “Estadão” de hoje, na matéria que avalia a reunião dos “big boss” dos Institutos de Pesquisas existentes e que estão “diagnosticando”(palavras deles ou colocadas em suas bocas) a eleição, polarizada na disputa entre Serra(agora já candidato, como afirmou ao Datena- ao vivo- na TV e depois tentou desmentir)e Dilma- a candidata da situação.
“Meira deu o palpite mais ousado da tarde: "não é impossível imaginar que a Dilma ganhe a eleição já no primeiro turno", afirmou. Segundo ele, quando há candidatos carismáticos, a disputa se concentra mais entre as personalidades desses candidatos. Mas, para ele, nem Dilma nem Serra são carismáticos. ‘Carisma não é o nome dessa eleição’, afirmou.
Ele listou alguns fatores que, na sua avaliação, devem decidir a disputa eleitoral. O primeiro seria a economia: se estiver ruim, a tendência é de mudança - mas a economia é o principal trunfo do governo Lula. Em segundo, o aspecto ideológico - nesse caso, diz ele, 56% das pessoas se definem como sendo de esquerda e 30% como eleitores do PT.
Além disso, ele lembra o tempo de TV como decisivo - e a construção das alianças deve garantir um tempo maior à candidata governista. Por último ele cita algum acidente, debate ou fato inesperado que possa alterar a opinião dos eleitores.
Sua avaliação é parecida com a de Ricardo Guedes, do Sensus. Segundo ele, "Dilma tem produto para mostrar, a economia. O Serra não tem. Hoje a tendência é muito mais pró-Dilma".
E o problema realmente é este. Serra apresenta como projeto de governo seus belos olhos(aarfg!) e uma careca quase que luzidia. Dilma, não. A candidata de Lula tem todo um respaldo dado por melhorias no direito e intenção de consumir da maioria da população. Apesar da força em contrário feita por Eliane Catanhede, Clovis Rossi, Miriam Leitão e outros menos votados, a economia não deve dar nenhum susto até a eleição. Já o Gilberto Dimenstein assinala que Serra premia a educação ao dar uma benesse meio abono meio mequetrfe sobre qualificação a um professorado que, até o momento, vai fazer tudo para ele não ser eleito.
O reflexo das atitudes de Serra com respeito a maquina estadual Paulista vão respingar no funcionalismo público, que já conheceu o Pior Salário do Brasil(PSDB) com Fernando Henrique Cardso e, ao que tudo indica, não vai querer repetir a dose. Assim...........

Nenhum comentário:

Postar um comentário